A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite, basicamente, a interação de objetos virtuais com o mundo real. Ela tem sido utilizada em diversas áreas como a publicidade, jogos e na medicina e vêm obtendo resultados significativos quanto ao grau de aceitação e interação do usuário com essa tecnologia. Algumas instituições de ensino já começaram a utilizar a Realidade Aumentada na Educação, como ferramenta de aprendizagem.

Em 1968, Ivan Sutherland, engenheiro elétrico formado pelo Carnegie Institute of Technology, desenvolveu o sistema que é conhecido como marco inicial da Realidade Aumentada, o Head Mounted Display, ou HMD como é mais conhecido. De lá para cá, essa tecnologia vem se desenvolvendo e sendo aplicada em diversas áreas.

Em 2016, por exemplo, foi lançado o game Pokémon Go utilizando Realidade Aumentada. O objetivo do jogo era fazer com que os seus usuários buscassem, em diversos pontos da cidade, o personagem virtual. O game mostrou o enorme potencial dessa tecnologia como ferramenta de engajamento.
A Realidade Aumentada na Educação Profissional
A utilização da Realidade Aumentada é uma nova maneira de apresentar o conteúdo pedagógico e já vem sendo aplicada por algumas instituições para o ensino de matérias como matemática, ciências e história.
A partir dessa tecnologia, assuntos que antes eram abordados com horas de explicações na lousa, passam a ser explorados através da realidade aumentada, trazendo um maior interesse dos alunos para o tema.
A Realidade Aumentada também permite que os alunos testem previamente seus conhecimentos em um equipamento virtual antes de realizarem as práticas no equipamento real. Dessa forma, o aluno já se vê mais preparado e com mais segurança em utilizar um equipamento real.
Para o ensino de tecnologias, a empresa Exsto, desenvolvedora de soluções didáticas, lançou recentemente dois aplicativos de Realidade Aumentada que permite aos alunos de cursos técnicos e superiores explorarem assuntos relacionados a área tecnológica.
O App Industria 4.0 explora a história das Revoluções Industriais através de objetos 3D combinados com áudio. Além disso, o aplicativo permite que o aluno interaja com um motor industrial e um braço robótico em 3D.
O segundo aplicativo lançado pela empresa é o EXSTO HUB, onde os usuários podem realizar aulas PRÁTICAS de partida de motores em um equipamento em realidade aumentada. A Exsto disponibilizou vídeo aulas desse curso. Clique aqui para receber gratuitamente.
Os dois aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download na PlayStore.
Benefícios da Realidade Aumentada na Educação
A aplicação dessa tecnologia no ensino, gera um novo ambiente de aprendizado, tornando o estudo mais dinâmico e interessante. Muitos conceitos técnicos podem ser facilmente explorados com a Realidade Aumentada, e o resultado disso é um maior engajamento e fixação dos conteúdos.
Dessa forma, os alunos passam a ter uma participação ativa no processo de aprendizagem, com maior autonomia. O próprio aluno traça os caminhos, dentro do ambiente virtual, retendo o conteúdo de maneira mais fácil para a absorção do conhecimento.
A praticidade e o dinamismo são os pontos chaves dessa ferramenta de aprendizado. Pelo ponto de vista da instituição, nesse cenário em que as aulas à distância estão se tornando o novo “normal”, a RA se mostra como uma ótima ferramenta de incentivo para os alunos manterem suas atividades em casa.
Desafios
Um dos grandes desafios ao aplicar esse tipo de tecnologia é a mudança do mindset educacional. A utilização da realidade aumentada exige do professor um novo modo de pensar a pedagogia. Não se trata mais de entender a estrutura educacional com um personagem central, que domina todo o conhecimento e passa para os alunos. A educação precisa se tornar mais colaborativa.