Como a realidade aumentada pode colaborar na educação tecnológica?

Webinar com especialista em Realidade Aumentada da EXSTO TECNOLOGIA:

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite, basicamente, a interação de objetos virtuais com o mundo real. Ela tem sido utilizada em diversas áreas como a publicidade, jogos e na medicina e vêm obtendo resultados significativos quanto ao grau de aceitação e interação do usuário com essa tecnologia. Algumas instituições de ensino já começaram a utilizar a Realidade Aumentada na Educação, como ferramenta de aprendizagem.

Em 1968, Ivan Sutherland, engenheiro elétrico formado pelo Carnegie Institute of Technology, desenvolveu o sistema que é conhecido como marco inicial da Realidade Aumentada, o Head Mounted Display, ou HMD como é mais conhecido. De lá para cá, essa tecnologia vem se desenvolvendo e sendo aplicada em diversas áreas.

Ivan Sutherland e seu projeto HMD

Em 2016, por exemplo, foi lançado o game Pokémon Go utilizando Realidade Aumentada. O objetivo do jogo era fazer com que os seus usuários buscassem, em diversos pontos da cidade, o personagem virtual. O game mostrou o enorme potencial dessa tecnologia como ferramenta de engajamento.

A Realidade Aumentada na Educação Profissional

A utilização da Realidade Aumentada é uma nova maneira de apresentar o conteúdo pedagógico em sala de aula e já vem sendo aplicada por algumas instituições para o ensino de matérias como matemática, ciências e história.

A partir dessa tecnologia, assuntos que antes eram abordados com horas de explicações na lousa, passam a ser explorados através da realidade aumentada, trazendo um maior interesse dos alunos para o tema.

Para o ensino de tecnologias, a empresa Exsto, desenvolvedora de soluções didáticas, lançou recentemente dois aplicativos de Realidade Aumentada que permite aos alunos de cursos técnicos e superiores explorarem assuntos relacionados a área tecnológica.

O App Industria 4.0 explora a história das Revoluções Industriais através de objetos 3D combinados com áudio. Além disso, o aplicativo permite que o aluno interaja com um motor industrial e um braço robótico em 3D.

realidade aumentada na educacao
Aplicativo Industria 4.0 Exsto – Motor Trifásico

O segundo aplicativo lançado pela empresa é o Catálogo AR, onde os usuários podem visualizar, através do celular, modelos 3D de alta fidelidade das bancadas didáticas para o ensino de automação, eletrônica, eletrotécnica e energias renováveis.

realidade aumentada na educacao
Bancada 3D de Processo de Manufatura

Os dois aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download na PlayStore.

Benefícios da Realidade Aumentada na Educação

A aplicação dessa tecnologia nos laboratórios escolares, gera um novo ambiente de aprendizado, tornando o estudo mais dinâmico e interessante. Muitos conceitos técnicos podem ser facilmente explorados com a Realidade Aumentada, e o resultado disso é um maior engajamento e fixação dos conteúdos.

Dessa forma, os alunos passam a ter uma participação ativa no processo de aprendizagem, com maior autonomia. O próprio aluno traça os caminhos, dentro do ambiente virtual, retendo o conteúdo de maneira mais fácil para a absorção do conhecimento.

Pelo ponto de vista da instituição, essa adoção da tecnologia de RA, melhora seu relacionamento com os alunos, obtendo melhores resultados.

Desafios

Um dos grandes desafios ao aplicar esse tipo de tecnologia é a mudança do mindset educacional. A utilização da realidade aumentada exige do professor um novo modo de pensar a pedagogia. Não se trata mais de entender a estrutura educacional com um personagem central, que domina todo o conhecimento e passa para os alunos. A educação precisa se tornar mais colaborativa.

Leia também:
https://blog.exsto.com.br/2019/11/11/capacitacao-industria40/
https://blog.exsto.com.br/2019/09/10/tim-exsto-e-inatel-testam-tecnologia-5g-na-industria-e-educacao/

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: