produção-volkswagen-industria40
produção-volkswagen-industria40

A falta de capacitação profissional é um dos desafios da Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, chega ao mercado brasileiro, porém esbarra no problema de falta de mão de obra qualificada

A Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, trará ao mercado de trabalho brasileiro uma série de inovações.

  • Robótica
  • Realidade Aumentada
  • Manufatura Aditiva (3D)
  • Cibersegurança
  • Simulações Virtuais
  • Big Data
  • Armazenamento de Dados e Computação em Nuvem
  • IoT

Esses são alguns dos exemplos das transformações digitais que ocorrerão. Entretanto, para que tudo isso se concretize, é preciso mão de obra qualificada.

>> Conheça a Planta Didática de Indústria 4.0 para o ensino <<

De acordo com um relatório publicado no ano passado pela Consultoria Deloitte, os EUA não têm profissionais capacitados para suprir as demandas desse novo modelo industrial, chegando a um déficit de 2,4 milhões de trabalhadores na próxima década. O relatório também aponta que a situação de outros países é ainda pior.

produção-volkswagen-industria40
Foto: Produção Volkswagen Industria 4.0

Indústria 4.0 e o Brasil

No Brasil, mesmo que a implementação da Indústria 4.0 esteja em fase inicial, o SENAI identificou que serão criadas 30 profissões nos próximos cinco anos. Serão cerca de 130 milhões de novos postos de trabalhos. Contudo, não existe nem mesmo a metade desse montante para suprir essa demanda, devido à falta de capacitação profissional.

As carreiras da área da Tecnologia da Informação (TI) serão as mais solicitadas nessa nova era. Segundo a pesquisa State of The CIO 2019, as funções que terão mais oportunidades de novos trabalhos, são:

  • Ciência/Análise de Dados (42%),
  • Gerenciamento de Segurança/Risco (33%),
  • Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquinas (31%),
  • Serviços em Nuvem e de Integração de Sistemas (22%), dentre outros.

Enfim, o desenvolvimento da Indústria 4.0 vai impactar diretamente toda e economia brasileira, afetando diretamente o nosso mercado de trabalho e influenciando na competitividade no cenário internacional. Por isso, vencer os desafios da implementação da Quarta Revolução Industrial em nosso país é de extrema importância, sendo, que o principal deles, é a falta de capacitação profissional dos trabalhadores.

>> Download Grátis: E-book “Como ser o Profissional da Indústria 4.0″<<

Qualificar-se é investir no futuro!

A qualificação profissional, além de aumentar a empregabilidade e o valor do trabalhador no mercado de trabalho, também pode ser a solução para se vencer o principal desafio da Indústria 4.0, ou seja, vencer a falta de capacitação profissional.

Nesse contexto, existem diversas formas das empresas buscarem qualificação para seus profissionais saírem na frente no cenário industrial brasileiro, ou seja, qualificação é investir no futuro agora. No entanto, mesmo com diversas opções, encontrar uma que realmente seja benéfica às empresas e aos profissionais é difícil e cara, o que acaba sendo um gargalo. 

Leia também:
Atitudes Habilitadoras da Indústria 4.0

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: