TIM, EXSTO e INATEL testam tecnologia 5G na Indústria e Educação

#CasaTIM5G – Lançamento oficial da Rede 5G no Brasil contou com a presença do Governador de MG Romeu Zema

A quinta geração das redes móveis promete revolucionar tudo o que sabemos de conectividade até agora. E os avanços estão acontecendo: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Japão, China e alguns países da Europa já estão vivendo com uma rede que consegue transportar um volume muito maior de dados em muito menos tempo.

Lançamento 5G

O lançamento da Rede 5G no Brasil foi realizado oficialmente na última quinta-feira, 05, no Instituto Nacional de Telecomunicações em Santa Rita do Sapucaí e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Após o lançamento, o governador visitou a Casa TIM 5G, que foi instalada no evento HackTown.

[Governador Romeu Zema e o CTO da Exsto, José Domingos, na Casa Tim 5G]

A #CasaTim5G

A casa foi o primeiro local do Brasil que permitiu ao público ver e sentir como a nova tecnologia irá transformar diferentes áreas desde serviço, indústria e educação. Além da parceria entre TIM, Ericsson e Inatel, a Casa do 5G contou com a participação de grandes empresas como Cisco, Exsto Tecnologia, ABB, Intel, Qualcomm e LG.

Em entrevista à imprensa, o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, explicou que a rede 5G que foi utilizada durante o evento é a mesma que será disponibilizada para a população em breve. A partir de 2020, a Anatel irá leiloar as frequências para as operadoras começarem a ofertar a nova tecnologia no Brasil.

TIM, Exsto e Inatel

A parceria entre a Exsto e o Inatel mostrou ao público aplicações em realidade aumentada para o ambiente da indústria e educação. Utilizando a rede 5G em uma planta didática de manufatura, foi possível desenvolver o gêmeo digital do ambiente fabril, simulando o processo de produção e permitindo também o seu controle à distância através da rede

>> E-book Como Ser o Profissional da Indústria 4.0 <<

gêmeo digital Exsto
[foto: Gêmeo Digital Exsto utilizando rede 5G]
Casa TIM 5G Exsto
[foto: Aplicativo da Exsto para estudo de motores em Realidade Aumentada]

“O 5G impactará os ambientes onde vivemos e trabalhamos, fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que foram demonstradas nesse ambiente. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará não só para o Brasil como também para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a nova tecnologia será aplicada em áreas como saúde, educação e segurança para solucionar desafios e atender aos anseios da sociedade, causando grande impacto no seu dia a dia. Com isso, a TIM, mais uma vez, sai na frente e ratifica o seu compromisso de estar sempre no centro das discussões sobre tecnologia no país, viabilizando um ecossistema ideal para o desenvolvimento do mercado de telecomunicações”, afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.

Sobre o HackTown

O HackTown, em sua quinta edição, levou mais de 600 palestras, shows e workshops simultâneos para a cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. O município de apenas 36 mil habitantes é um polo de inovação, abrigando instituições de ensino e mais de 150 empresas de tecnologia, reconhecida como o “Vale da Eletrônica”.

TIM, EXSTO e INATEL testam tecnologia 5G na Indústria e Educação

Leia também:
> Atitudes Habilitadoras da Indústria 4.0
> Podcast: A Indústria 4.0

10 – SET – 2019

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: