Inversores de Frequência

O inversor de frequência é um dos equipamentos mais utilizados na área de eletrotécnica. Resumidamente é um equipamento eletrônico capaz de variar, através do controle de tensão e frequência que são aplicados ao motor, a velocidade de giro de motores elétricos trifásicos.

>> Bancadas Didáticas com Inversores de Frequência <<

Aplicações e Vantagens dos Inversores de Frequência

Basicamente, a função do inversor de frequência consiste em captar a energia AC da rede, retificá-la para uma energia DC e aplicá-la à sua ponte de IGBTs, assim a partir do chaveamento do IGBT, cria-se as frequências variáveis controladas pelo inversor.

Alguns Inversores de Frequência presentes no mercado

São inúmeras as aplicações possíveis com esses dispositivos. Na indústria, por exemplo, os inversores de frequência são utilizados em esteiras transportadoras, tanques resfriadores e rotuladoras. As vantagens desses dispositivos também são enormes, além do controle de velocidade, os inversores de frequência promovem:

  • Redução no consumo de energia elétrica,
  • Proteção do motor e aumento da vida útil do sistema,
  • Automatização dos processos.

Como configurar Inversores de Frequência

No vídeo abaixo, o instrutor realiza uma prática com um inversor em um kit didático de eletrônica de potência. Confira:


Nesse outro vídeo, o instrutor realiza o controle de motor através do inversor da marca SCHNEIDER, em um kit didático de eletrotécnica. Confira:

>> Leia também: Como ser O Profissional da Indústria 4.0 <<

Conclusão

Pode-se concluir que o inversor de frequência possui muita importância em vários setores, principalmente na indústria. Se você é profissional, aluno ou professor da área de eletrotécnica, ou áreas relacionadas, é imprescindível o entendimento do funcionamento e aplicações desse dispositivo.

Assine nossa newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: