O inversor de frequência é um dos equipamentos mais utilizados na área de eletrotécnica. Resumidamente é um equipamento eletrônico capaz de variar, através do controle de tensão e frequência que são aplicados ao motor, a velocidade de giro de motores elétricos trifásicos.
>> Bancadas Didáticas com Inversores de Frequência <<
Aplicações e Vantagens dos Inversores de Frequência
Basicamente, a função do inversor de frequência consiste em captar a energia AC da rede, retificá-la para uma energia DC e aplicá-la à sua ponte de IGBTs, assim a partir do chaveamento do IGBT, cria-se as frequências variáveis controladas pelo inversor.

São inúmeras as aplicações possíveis com esses dispositivos. Na indústria, por exemplo, os inversores de frequência são utilizados em esteiras transportadoras, tanques resfriadores e rotuladoras. As vantagens desses dispositivos também são enormes, além do controle de velocidade, os inversores de frequência promovem:
- Redução no consumo de energia elétrica,
- Proteção do motor e aumento da vida útil do sistema,
- Automatização dos processos.
Como configurar Inversores de Frequência
No vídeo abaixo, o instrutor realiza uma prática com um inversor em um kit didático de eletrônica de potência. Confira:
Nesse outro vídeo, o instrutor realiza o controle de motor através do inversor da marca SCHNEIDER, em um kit didático de eletrotécnica. Confira:
>> Leia também: Como ser O Profissional da Indústria 4.0 <<
Conclusão
Pode-se concluir que o inversor de frequência possui muita importância em vários setores, principalmente na indústria. Se você é profissional, aluno ou professor da área de eletrotécnica, ou áreas relacionadas, é imprescindível o entendimento do funcionamento e aplicações desse dispositivo.
Assine nossa newsletter:
[dinamize-form id=”1961″]