softwares-educacionais-engenharia

Softwares Educacionais para Cursos de Engenharia e Técnicos

Exsto Bancadas Didáticas para o Ensino

Com a chamada indústria 4.0 ou “transformação digital” as tecnologias industriais vêm sofrendo várias modificações importantes, que por sua vez, demandam profissionais qualificados. Um dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino, nos cursos de engenharia e técnicos, é a formação completa desses futuros profissionais para esse mercado.

A utilização de soluções didáticas como software e bancadas didáticas (software + hardware), podem trabalhar em conjunto para a ativação de inteligências múltiplas nos alunos.

Estudos realizados apontam que tais ferramentas aumentam a interação dos alunos, tornando possível a consolidação de uma aprendizagem colaborativa. Além disso, são responsáveis por estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e acentuar o desenvolvimento de certas habilidades necessárias.

Listamos abaixo alguns dos principais softwares educacionais disponíveis:

1- Automation Studio– software versão educacional

O Automation Studio™ é um completo software que permite desenhar e simular circuitos de hidráulica, pneumática, elétrica, automação e controle de forma independente ou criando uma sinergia entre estas tecnologias para simular o sistema ou a máquina por completo.

software-educacional-automation-studio

Esta sinergia traz em favor do Automation Studio™ uma vantagem competitiva muito grande, tanto em termos didáticos como em medidores econômicos, de maneira que diversos cursos e/ou departamentos de uma instituição de ensino podem compartilhar as licenças do Automation Studio™. Por exemplo: Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Técnico em Automação, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica e outros.

A versão educacional desse software possui diversos diferenciais, como:

  • Componentes Pré-Configurados – Criação de Circuitos e Simulação instantânea 
  • Biblioteca de Componentes em Corte 
  • Possibilidade de produzir o Gêmeo Digital das Bancadas Didáticas
  • Gráficos e Medidores Dinâmicos

Para o ensino à distância, o Automation Studio pode ser acessado remotamente pelos alunos, através de licenças específicas controladas pela própria instituição.

Para saber mais acesse: https://exsto.com.br/automation-studio-software

2 – TINA

Poderoso e acessível, o Tina é um software educacional para estudo de eletrônica, que inclui todos os componentes necessários para um aprendizado interativo de simulação de:

→ Circuito Analógico,
→ Circuito Digital,
→ Circuitos Mistos (mixed signal),
→ Microcontroladores,
→ VHDL (linguagem de descrição de hardware)
→ Design de PCB integrado.

Dentre seus inúmeros recursos educacionais existentes, podemos destacar:

→ Avaliação da turma e do aluno
→ Modo de treinamento e exame
→ Simulação de falhas de software
→ Simulação de falha em tempo real (hardware)
→ Ferramenta de resolução de problemas com verificação de simulação
→ Utilitários do professor para construção de problemas

Para o Ensino à distância o TINA possui a licença TINA Cloud.

Para saber mais acesse: https://exsto.com.br/tinasoftware

O papel do Professor

Vale ressaltar que as ferramentas educacionais, não substituem a figura do professor, ao contrário, exigem dele novas habilidades como: saber lidar com os novos ritmos de aprendizagem, desenvolver novas técnicas na elaboração de material didático e saber manejar e aplicar, criativamente, as ofertas tecnológicas disponíveis.

Exsto Bancadas Didáticas para o Ensino

Leia também:

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: