softwares-educacionais-engenharia

5 Softwares Educacionais para Cursos de Engenharia e Técnicos

Exsto Bancadas Didáticas para o Ensino

Com a chamada indústria 4.0 ou “transformação digital” as tecnologias industriais vêm sofrendo várias modificações importantes, que por sua vez, demandam profissionais qualificados. Um dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino, nos cursos de engenharia e técnicos, é a formação completa desses futuros profissionais para esse mercado.

A utilização de ferramentas educacionais como os softwares educativos e as bancadas didáticas (software + hardware), podem trabalhar em conjunto para a ativação de inteligências múltiplas nos alunos.

Estudos realizados apontam que tais ferramentas aumentam a interação dos alunos, tornando possível a consolidação de uma aprendizagem colaborativa. Além disso, são responsáveis por estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e acentuar o desenvolvimento de certas habilidades necessárias.

Listamos abaixo alguns dos principais softwares educacionais disponíveis:

1- Automation Studio– software versão educacional

O Automation Studio™ é o único software que permite desenhar e simular circuitos de hidráulica, pneumática, elétrica, automação e controle de forma independente ou criando uma sinergia entre estas tecnologias para simular o sistema ou a máquina por completo.

software-educacional-automation-studio

Esta sinergia traz em favor do Automation Studio™ uma vantagem competitiva muito grande, tanto em termos didáticos como em medidores econômicos, de maneira que diversos cursos e/ou departamentos de uma instituição de ensino podem compartilhar as licenças do Automation Studio™. Por exemplo: Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Técnico em Automação, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica e outros.

A versão educacional desse software possui diversos diferenciais, como:

  • Componentes Pré-Configurados – Criação de Circuitos e Simulação instantânea 
  • Acesse a Licença Remotamente – Ideal para o Ensino a Distância
  • Biblioteca de Componentes em Corte 
  • Possibilidade de produzir o Gêmeo Digital das Bancadas Didáticas
  • Gráficos e Medidores Dinâmicos

2 – MATLAB – software versão educacional

É um programa direcionado aos cálculos numéricos.

Recentemente lançada, a versão dedicada aos estudantes tem as mesmas funcionalidades da versão para profissionais, desde que adquirida com o Simulink (programa adicional que permite projetar um sistema em um ambiente de simulação). Com o MATLAB for Student Use, é possível, por exemplo, desenvolver algoritmos que testam o funcionamento de redes wireless. O custo atual do conjunto é de 55 dólares

3 – AutoCAD

Desenvolvido pela Autodesk, o AutoCAD é um programa utilizado para projetos de desenho técnico em 2D e também em modelagem 3D. Grátis para estudantes.

4 – MDSolids

MDSolids é um programa educacional de Resistência dos Materiais para estudantes de Engenharia Civil. É composto por diversos módulos que abarcam as temáticas da flexão, torção, esforço axial, estruturas estaticamente indeterminadas, treliças, propriedades de secções e análise do círculo de Mohr.

5 – Revit

O software Revit é construído especificamente para Modelagem de Informações de Construção (Building Information Modeling – BIM), capacitando os profissionais de projeto e construção a trazer ideias do conceito à construção. O software, desenvolvido pela Autodesk, é grátis para estudantes.

O papel do Professor

Vale ressaltar que as ferramentas educacionais, não substituem a figura do professor, ao contrário, exigem dele novas habilidades como: saber lidar com os novos ritmos de aprendizagem, desenvolver novas técnicas na elaboração de material didático e saber manejar e aplicar, criativamente, as ofertas tecnológicas disponíveis.

Assine nossa newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Exsto Bancadas Didáticas para o Ensino

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: