Principais Tendências sobre Energias Renováveis em 2019

Segundo estudo, 48% da energia do país virá de fontes limpas e renováveis até 2040.

Segundo relatório divulgado pela BP sobre o mercado de energia global, o Brasil deverá ter uma alta de 60% no consumo de energia até 2040, porém boa parte deste crescimento deve vir de fontes alternativas de energia renovável, que inclui energia eólica, solar e biocombustíveis, como etanol. Em 2040, quase metade (48%) da energia usada no país deve vir de fontes limpas e renováveis.

Em uma matéria recentemente publicada pela Gazeta, o Governo do Espírito Santo estuda soluções para a redução da tributação: “As empresas que consomem até cinco megawatts mensais seriam contempladas pelo benefício”.

Tendência de elevação na produção de energia solar e eólica

As energias solar e eólica terão uma representatividade de 34% na geração de energia até 2040, comparado com os atuais 5%.

Tendência de queda nos custos de produção

Os custos para a geração de energia, a partir de energia solar e eólica, sofrerão queda até 2040, transformando essas tecnologias nas mais baratas para a produção de eletricidade.

A previsão é de que até 2040, um dólar compre 2,3 vezes mais energia do que hoje e os painéis solares fotovoltaicos, instalados em residências, terão maior representatividade.

Tendência em Mão de Obra Qualificada

Esse crescimento do mercado de Energias Renováveis resulta na necessidade de formação de mão de obra qualificada, tanto no quesito desenvolvimento de projetos quanto na instalação e manutenção dessas tecnologias.

Essa necessidade já chegou às salas de aula, onde se vê a preocupação das instituições de ensino profissional tecnológico em equipar e modernizar seus laboratórios para o ensino prático desses assuntos.

Empresas do setor de soluções didáticas, já estão buscando aprimorar suas soluções para auxiliar na formação e reciclagem dos profissionais do setor de energias. A Exsto, empresa fabricante de kits didáticos, lançou recentemente uma solução voltada para o ensino avançado de Energias Renováveis, o kit XR101 de Energia Solar e Eólica ON GRID e OFF GRID, visando auxiliar os professores no ensino prático dessas tecnologias.

Veja o vídeo abaixo sobre a solução:

Quer saber mais sobre este e outros assuntos?
Cadastre-se para receber mais novidades:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: