Ao longo dos anos, com o desenvolvimento da tecnologia e o lento processo de desenvolvimento de diversos produtos para o mercado, surgiu a necessidade da melhora nos processos produtivos.

Em meados do século XX, a tecnologia se desenvolveu mais rápido e o surgimento de transistores e circuitos integrados como microprocessadores e depois microcontrola-dores, forneceram as condições necessárias para o surgimento de robôs industriais voltados a automação de processos.

>> Conheça as Bancadas Exsto para o Ensino de Automação Industrial<<

Um manipulador robótico pode ser definido como um dispositivo mecânico controlado por software, cuja finalidade é específica para diversos processos automatizados. Além disso, manipuladores podem utilizar sensores para auxiliar na orientação e movimentação de suas partes em diversas ocasiões preestabelecidas (LOPES, 2002). Atualmente, os manipuladores industriais são máquinas bastante avançadas e sofisticadas, voltadas para processos de automação específicos.

Confira no vídeo abaixo uma prática realizada em kit didático de manipulador e seletor de peças:

fonte: https://goo.gl/fDGUJd

Escrito por exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.