Através de um projeto envolvendo universidades, empresas e governo, foi na Alemanha que o conceito de indústria 4.0 ganhou força. Criado com o objetivo de modernizar a já desenvolvida indústria local, em poucos anos, o conceito se espalhou por outros países.

O universo da indústria 4.0 envolve diversos termos técnicos que devem ser conhecidos por quem está envolvido nessa área.

Abaixo, separamos os 10 principais termos e suas definições:

1-realidade-aumentada

1.Augmented Reality, AR
Português: realidade aumentada. Modelo para interligar dados virtuais e reais de forma assistida pelo computador. Assim, o utilizador obtém informações adicionais, por exemplo, dados de planeamento que pode comparar com o produto real. Originalmente limitado à visualização no ecrã, este conceito também abre novas opções para adicionar dados atuais durante a produção.

 

2-sistema-real-virtual

2.Cyber Physical System (CPS)
Português: sistema real virtual. Sistema altamente complexo composto por componentes inteligentes de tecnologia da informação e componentes mecânicos e eletrônicos. Geralmente, a troca de informações entre os sistemas é efetuada através de uma rede de comunicação conjunta, por exemplo, a Internet. Estes componentes já são utilizados em várias áreas, por ex. na aeronáutica, tecnologia médica (tecnologias de cirurgia e diagnóstico) e sistemas de controlo de trânsito e de assistência para automóveis. No entanto, assumem também um papel importante na automação industrial (tecnologia de processos e automação de produção).

3-sistemas-inteligentes

3.Sistemas técnicos inteligentes (ITS)
Sistemas ou subsistemas com tecnologia complexa e conceção preventiva. A característica típica é a sua adaptabilidade elevada. Uma das tarefas consiste em reduzir a complexidade do sistema completo. Os sistemas técnicos inteligentes abrangem desde soluções de automação e acionamento, passando por autómatos, veículos e máquinas, até sistemas industriais ligados em rede.

4-fabrica-digital

4.Fábrica digital
Imagem digital de uma fábrica real na qual a produção é representada virtualmente, simulada e, assim, otimizada. Na fábrica digital, todo o ciclo de vida do produto e dos sistemas de produção é descrito virtualmente.

Clique aqui para baixar o infográfico completo grátis!

Escrito por exstotecnologia

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino técnico e tecnológico, nas áreas de eletrônica, elétrica, automação, telecomunicações, energias renováveis e outros.

3 comentários

  1. Guilherme Santos 29 nov 2017 às 00:33

    Gostaria de também sugerir esta página com diversos artigos técnicos sobre Indústria 4.0 para complementar as referências sobre o tema:

    https://www.automacaoindustrial.info/industria-4-0/

    Espero que seja de ajuda.

    Responder

  2. […] >> Conheça os 10 termos técnicos utilizados na indústria 4.0<< […]

    Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.